sábado, 26 de março de 2016

Resenha: Seis Anos Depois – Harlan Coben

Título: Seis Anos Depois
Título original: Six Years
Autor: Harlan Coben
Ano de lançamento: 2013
Ano de lançamento no Brasil: 2014Editora: Arqueiro
Número de páginas: 267

Skoob

Sinopse skoob (contém spoilers, leia por própria conta e risco):

Jake Fisher e Natalie Avery se conheceram no verão. Eles estavam em retiros diferentes, porém próximos um do outro. O dele era para escritores; o dela, para artistas. Eles se apaixonaram e, juntos, viveram os melhores meses de suas vidas. E foi por isso que Jake não entendeu quando Natalie decidiu romper com ele e se casar com Todd, um ex-namorado. No dia do casamento, ela pediu a Jake que os deixasse em paz e nunca mais voltasse a procurá-la.
Jake tentou esconder seu coração partido dedicando-se integralmente à carreira de professor universitário e assim manteve sua promessa... durante seis anos.
Ao ver o obituário de Todd, Jake não resiste e resolve se reaproximar de Natalie. No enterro, em vez de sua amada, encontra uma viúva diferente e logo descobre que o casamento de Natalie e Todd não passou de uma farsa.
Agora ele está decidido a ir atrás dela, esteja onde estiver, mas não imagina os perigos que envolvem procurar uma pessoa que não quer ser encontrada.
Em Seis Anos Depois Harlan Coben usa todo o seu talento para criar uma trama sensacional sobre um amor perdido e os segredos que ele esconde.

___________________________|||_________________________

Não é segredo para ninguém que adoro o Harlan Coben. Acho sua escrita muito gostosa e os livros bem instigantes. Já li vários deles e os meus favoritos são os da série Myron Bolitar. Quando vi o lançamento desse Seis Anos Depois fiquei bem curiosa. Comprei e enrolei para ler. O problema é que depois de comprar li dois livros do autor que não foram tão bons como de costume, então acabei desanimando um pouco o que levou à enrolação.

Mas veio o desafio Obverso Books e a necessidade de ler um romance policial, então aproveitei a deixa. Eu sempre leio policiais muito rapidamente. Como estou muito fraca nas leituras esse ano, foi ótimo poder dar um gás e agilizar um pouco.

 E afinal... foi bom ou não?




Mais ou menos. Isso foi meio decepcionante, porque eu esperava ser o livro de redenção após ler dois que foram mais ou menos. Definitivamente não foi um dos livros sensacionais do autor como fala na capa. Achei a história meio arrastada, e embora eu estivesse curiosa para saber mais sobre o enredo, a narrativa dessa vez não foi tão gostosa como de costume. Eu cheguei ao ponto de ficar tentada em pular algumas páginas em certos pontos do livro.

Narrado em primeira pessoa pelo professor universitário Jake Fischer, vemos um cara que não está no fundo do poço mas não vive bem sua vida. Só vai seguindo. Não tem muitos amigos, não tem um relacionamento sério, mas não vive de autocomiseração também. Ama o que faz, dá aula com gosto e atende muito bem seus alunos. Eu poderia gostar de um personagem assim. O problema é que ele é chato. Não rolou uma boa identificação e conexão. Não consegui abraçar a causa dele e não fui convencida em nenhum momento do romance água-com-açúcar que ele viveu com Natalie Avery. 




Aliás, nenhum dos personagens conseguiu me conquistar de verdade. Alguns foram bem construídos, mas nada que chamasse atenção pelo brilhantismo e por ser aquele personagem marcante, que acabaremos a leitura mas ele ficará ainda por muito tempo na nossa mente. Não houve isso aqui.

Normalmente o desfecho das histórias de Coben é bem amarrado, tem um sentido claro e é bem surpreendente. Nesse caso os últimos capítulos foram maçantes e o desfecho bem decepcionante. As últimas páginas totalmente clichês, previsíveis e sem graça.




Fico triste em ter que fazer uma resenha para livro do Coben que não seja positiva, mas nesse caso ele me surpreendeu negativamente.

Bom, mas porque dei três estrelas? Porque ele conseguiu me deixar curiosa em boa parte do livro. A trama me deixou curiosa, embora a narrativa não tenha feito sua parte. As cenas de ação foram satisfatórias. Em alguns momentos eu me sentia lendo Coben de verdade, sem querer parar, devorando as páginas. A história ficou bem amarrada e foi interessante – até começar a desandar. Pena que não foi suficiente para salvar a obra.



Estou com mais um dele aqui na fila de leitura. Espero que salve e faça o autor voltar aos "bons" da minha lista.

Se você quer conhecer o autor, não escolha essa obra. Se você já conhece e ama, leia sem expectativas, porque o nível está abaixo do que estamos acostumados.



Samy =)

2 comentários:

  1. Ainda não li nada do Harlan Coben, mas estou com dois livros dele me esperando na estante. Pena que você não tenha gostado muito desse livro, pela sinopse pareceu interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser pq já li muito dele e está começando a ficar repetitivo pra mim. Tenta, vai que rola pra você! Depois me conta! <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...