terça-feira, 16 de agosto de 2016

Resenha: Os Bons Segredos – Sarah Dessen

Título: Os Bons Segredos
Título original: Saint Anything
Autora: Sarah Dessen
Ano de lançamento: 2015
Ano de lançamento no Brasil: 2015
Editora: Seguinte
Número de páginas: 408


Sinopse skoob:

Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos. Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os Bons Segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.

  ____________________________|||_________________________

Esse livro caiu nas minhas mãos totalmente por acaso. Um dia a querida Kellen do Universo dos Leitores falou que estava com uma indicação de blog para fazer e ganhar Os Bons Segredos e perguntou se eu tinha interesse na leitura. Apesar de não ser muito de ler young-adult – os personagens têm me deixado um pouco irritada – como era de um selo da Companhia das Letras – Seguinte – eu resolvi arriscar. Acho que a editora é muito coerente nas publicações, gosto muito. Como a sinopse não indicava focar muito em romance, achei que poderia ser legal.

Bom, quando chegou já comecei a ler de uma vez...


A narração é feita em primeira pessoa pela Sydney, uma menina de 16 anos de classe média alta. Sua família está passando por um momento muito difícil desde que seu irmão mais velho foi preso. Apesar de não ter nada a ver com a situação, Sydney se vê envolvida por toda a confusão causada por seu irmão e acaba enfrentando as consequências junto com seus pais.

Eu fiquei um pouco receosa da narração em primeira pessoa feita por uma adolescente. Achei que poderia acabar ficando irritada com a personagem e tudo mais. Porém isso não aconteceu. Sydney é uma menina bacana. Ela sofre pelo que aconteceu com seu irmão, mas principalmente por ser julgada mesmo sem ter feito nada. Ela sofre com olhares enviesados. Ela sofre em uma escola onde todos são perfeitinhos. Ela sabe que por ser uma menina “de cor” em um meio onde a maioria é branca já depõe contra ela, já leva a pré-julgamentos. O que ela fez para merecer esse tratamento? Nada.




Mas o que mais me incomodou no livro mesmo foram os pais de Sydney. Não vou falar muito aqui para não tirar a vontade de vocês lerem por já saber demais, mas os pais de Sydney e Peyton não conseguiram lidar muito bem com toda a situação. A menina as vezes acha que vive na sombra do irmão, que nem em casa mais está.

No meio do caminho Sydney conhece novas pessoas que trazem uma nova perspectiva à sua vida. Ela percebe que pode ser importante o suficiente para sair da sombra dos outros. Pessoas podem reparar nela por ela ser quem é. Ela pode ser querida, pode ser amada. A família Chatham a abraça e ela os abraça de volta. Ela recebe pessoas por quem se importar e que essa importância pode sim ser recíproca. Em meio a pizzas, escola, caminhadas pela mata, entregas à domicílio, uma nova amizade nasce.




Achei muito bacana no livro a importância que é dada à amizade. Sim, tem um pouco de romance na obra, mas ele não tira o foco dos outros aspectos que são muito melhor discutidos como a relação familiar e a amizade. Sydney e Layla se tornam muito amigas e mostram que amizade entre mulheres existe SIM e pode ser muito leal e duradoura SIM! Elas se apoiam, elas se ajudam, elas fazem companhia uma à outra. Elas se dão suporte em momentos que precisam MUITO.

A edição da Companhia das Letras está impecável. Páginas amareladas, grossas, capa muito bonita e super condizente com a história. Achei alguns erros de revisão, mas nada que chegasse a incomodar, embora para o nível da Cia das Letras, uma revisão mais cuidadosa se faça necessária para manter o padrão elevado!




A escrita de Sarah Dessen é tão gostosa que li o livro em dois dias, praticamente devorei mesmo. Ela é fluida, conduz facilmente para onde deseja que o leitor vá. Seus personagens são maravilhosamente construídos, complexos, inteiros. Você sente pena, raiva, fica feliz por eles. É uma autora que conseguiu me conquistar e que quero ler mais livros dela – mas tentarei evitar os que têm muito romance para não acabar me decepcionando.




Por fim preciso fazer um comentário super inútil que é: passei o livro praticamente inteiro querendo comer pizza. Isso não se faz gente! Seaside, vem aqui pra BH fazer pizza pra mim, por favor??



Samy =)

Um comentário:

  1. Quero muito ler esse livro! Já li outros dois livros da Sarah Dessen e gosto do estilo dela e dos personagens que ela cria.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...