quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Infinitos filmes: O Jogo da Imitação

Título: O Jogo da Imitação
Título original: The Imitation Game
Dirigido por: Morten Tyldum
Atores principais: Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode
Gênero: Biografia, Drama
Duração: 1h55min
Lançamento: 


Sinopse:
Baseado na história real do lendário criptoanalista inglês Alan Turing, considerado o pai da computação moderna, narra a tensa corrida contra o tempo de Turing e sua brilhante equipe no projeto Ultra para decifrar os códigos de guerra nazistas e contribuir para o final do conflito.

______________§§§_______________

Durante a Segunda Guerra Mundial as mensagens com informações sobre as estratégias de cada lado precisavam ser indecifráveis, para evitar que os oponentes interceptassem e conseguissem planejar um contra-ataque. Os alemães contavam com uma maquina conhecida como Enigma que era capaz de produzir mensagens criptografadas e depois traduzi-las, que os Aliados consideravam impossíveis de decifrar. O Jogo da Imitação conta a história de Alan Turing e seu trabalho para decifrar esse código.


Alan Turing foi um matemático, criptoanalista e cientista da computação, que participou de uma equipe que tinha por objetivo quebrar o código que os alemães usavam. No filme ele é retratado como um homem que não sabia se relacionar muito bem com outras pessoas, bastante reservado e muito inteligente. Benedict Cumberbatch consegue mostrar bem essa personalidade, o distanciamento que ele se impunha. É um personagem bastante complexo, que além de ter uma meta para solucionar o Enigma, tem seus próprios demônios que precisa esconder. Sua atuação é realmente digna das indicações de melhor ator no Globo de Ouro e no Oscar, ele consegue fazer o espectador criar empatia pelo personagem.

Keira Knightley faz Joan Clarke, uma moça que se candidata para a equipe de Turing e acaba virando a mulher por trás dele. Joan foi a única mulher a trabalhar no projeto Enigma e acabou se tornando muito próxima de Turing. Ainda não é a atuação que te deixa impressionada, mas ela está bem no papel, mereceu as indicações de melhor atriz coadjuvante no Globo de Ouro e no Oscar, mas acho muito difícil ela ganhar.

O roteiro foi adaptado do livro "Alan Turing: The Enigma", de Andrew Hodges, e foi muito bem elaborado. A forma que apresenta a história de épocas diferentes da vida de Turing é interessante porque você vai descobrindo aos poucos sobre ele enquanto mostra o trabalho dele, tornando o enredo mais ágil. A trilha sonora, a edição e a direção também foram muito bem executadas.

O filme consegue mostrar a urgência do governo britânico em solucionar o Enigma enquanto as tropas alemãs avançavam, a necessidade de que esse projeto ficasse em segredo e a genialidade de Alan Turing. Eu terminei de ver o filme pensando o que poderia ter sido diferente. Isso, juntamente com ótima atuação de Benedict e uma excelente retratação da época me fizeram dar nota 5 no Filmow. Não é atoa que o filme tem 8 indicações ao Oscar: melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro adaptado, melhor edição, melhor design de produção (direção de arte) e melhor trilha sonora.


Nat  =D

11 comentários:

  1. Fiquei super curiosa para ver a atuação da Keira Knightley! O Benedict tenho certeza que arrasou!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A atuação dela não é nada que eu acho que vá competir com a Meryl Streep ou com a Patricia Arquete, mas foi bem melhor do que normalmente ela faz. E o Benedict não precisa nem comentar né, ele é ótimo sempre.

      Excluir
    2. Competir com a diva da Meryl é difícil pra qualquer uma! :P

      Excluir
    3. Mas sinceramente eu acho que se a Meryl ganhar é porque a Academia gosta dela viu, a minha aposta é a Arquete.

      Excluir
  2. Benedict sem duvidas sempre demonstra o seu supremo poder de atuação, acho que ele é um dos grandes atores da atualidade.

    estanteideal.blogspot.com | Isabella Rossetti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho viu, ele é muito plástico, consegue se adaptar bem ao personagem.. Estou doida para ver ele como Doutor Estranho, pena que vai demorar tanto.

      Excluir
  3. Oie, Nat!
    Gostei do enredo do filme, assim como de sua inspiração. Estão começando a resgatar esses heróis esquecidos da guerra, seja por meio de livros, entrevistas ou filmes, e acho isso super bacana. Tenho certeza que o Benedict foi super bem atuando porque esse cara exerce a profissão com maestria! Pela sua resenha, esperava mais da Keira.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Celly!
      Eu gosto muito de filmes e documentários que retratam a I e a II Guerras, acho que são épocas que ainda tem muita coisa para ser contada. O próximo que eu quero ver é o "Invencível".
      Ela não foi mal, pelo contrário, mereceu as indicações, só não é daquele tipo que você fala: "Nooohh, que incrível!" hehehe...

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Também assisti ao filme e adorei. Como amo matemática, é incrível poder ver o Benedict (que eu amo por causa de Sherlock) interpretando um gênio da área. Aliás, ele é ótimo para interpretar personagens inteligentes, é o caso de Sherlock, Stephen Hawking (sim, ele também já fez ele) e o próprio Smaug hehe.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo e com você?
      Verdade e quando eu vi as indicações achei super engraçado ele competir ao Oscar "contra" outro ator que está num papel que ele já fez. Eu fico muito dividida entre ele e o Eddie.

      Excluir
  5. Eu meio que preciso ver esse filme... Ainda mais porque faço T.I e leio e assisto tudo o que posso sobre a área da computação/tecnologia....

    beijos
    colecionando Livros

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...