quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Resenha: Adormecida – Anna Sheehan


Título: Adormecida
Título original: A Long, Long Sleep
Autora: Anna Sheehan
Ano de lançamento: 2011
Ano de lançamento no Brasil: 2012
Editora: Lua de Papel
Número de páginas: 272


Sinopse (leia por sua própria conta e risco):

Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas. Imersa num sono induzido, esquecida em um porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo. Despertada como por encanto e descobrindo-se herdeira de uma corporação multimilionária, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu em sua ausência. Ela descobre que seus pais estão mortos. O rapaz por quem era apaixonada não é mais que uma mera lembrança. A Terra se tornou um lugar estranho e perigoso, especialmente para ela, que terá de assumir seu lugar à frente dos negócios. Desejando adaptar-se à nova realidade, Rose só consegue confiar numa única pessoa estranhamente familiar. Rose até gostaria de deixar o passado para trás, no entanto, ao pressentir o perigo, percebe que precisa enfrentá-lo ou não haverá futuro.

___________________­_____|||______________________

Quando eu vi que um dos temas para o mês de novembro do DL 2014  era Ler um livro que seja uma nova versão de um conto de fadas fiquei com uma mega preguiça! Não porque eu deteste os contos de fadas e nem porque eu detesto “releituras” de coisas antigas. Eu simplesmente não estava na vibe de um conto de fadas atual. Protelei o máximo que pude a leitura, pensei em vários livros e desisti de todos. Até que não tinha mais para onde fugir, Adormecida estava aqui, fácil e acabei pegando ele mesmo.

Depois que li uma resenha bem favorável a ele em um blog que gosto muito (tinha certeza que era um, mas não encontrei a resenha lá, agora fiquei perdida e não sei em qual foi!) acabei animando um pouco mais, apesar de ainda pensar em desistir.

Bom, aproveitei para ler em uma viagem, já que ia ficar presa num avião mesmo e encarei. Acabou sendo muito melhor do que eu esperava. Eu demorei um pouco a realmente engrenar na leitura. O começo quase me fez desistir de novo, mas depois de algumas várias páginas, ele começou a me prender a leitura fluiu bem.

Obviamente, o livro é uma releitura de A Bela Adormecida. Rose Fitzroy dorme por anos e anos, por um motivo que não vou contar aqui mas que achei bem criativo. Só que, diferente do conto de fadas, ninguém dorme junto com ela e a menina acorda completamente perdida em um mundo que não é mais o seu. Ela precisa aprender as novas tecnologias, precisa aprender a história que ela perdeu, tanto do país quanto do mundo em geral. Ela precisa conhecer pessoas novas e se adaptar.

O que fazer em uma situação dessas? Entrar em pânico me parece uma excelente opção, mas acho que não muito proveitosa. Voltar a dormir também é bem tentador, mas e aí, como fica a estória? Claro que a única opção de Rose é seguir em frente, independente do que ela realmente deseja.

A personagem principal não me foi nem um pouco marcante. Submissa demais, sem opinião demais, sempre levada pelos outros a fazer tudo, quando faz alguma coisa. Fiquei com bastante preguiça dela e seu marasmo. Em alguns momentos ela conseguiu me irritar de verdade e fiquei com vontade dar uns tabefes.

O que achei mais interessante no livro é a discussão sobre a relação entre Rose e seus pais. Porque ela dormiu por todos esses anos, afinal? Nós sabemos como ela dormiu, mas o porquê demora a ser esclarecido. Infelizmente eu não vou poder render esse assunto tanto quanto gostaria, pois quero muito evitar qualquer tipo de spoiler, mas deixo pelo menos minha opinião de que foi uma “reflexão” bem interessante.

O único ponto que achei que poderia ter sido melhor trabalhado, embora pareça ser intencional, é Otto e sua família. Otto é um garoto diferente e que tem mais a contar do que aparenta. Gostei muito dele e acabou se tornando meu personagem favorito do livro. Gostaria de ter sabido mais a respeito dele e de sua vida.

Com a exceção acima, mesmo o livro tendo deixado algumas pontas soltas, nenhuma me incomodou. A conclusão do livro me foi satisfatória, embora eu tenha achado o final muito forçado, e não senti necessidade de nenhuma continuação, mas descobri que ela existirá. Não sei se continuarei lendo, já que a conclusão me deixou satisfeita, como eu disse. Não acredito que queira retornar ao mundo de Rose, mas nunca digo nunca. Quem sabe se o livro cair no meu colo?

Se você gosta de young-adult misturado com distopia – com uma personagem principal bem mais ou menos, vá em frente! Para você eu recomendo. Caso contrário, espere estar em uma boa vibe para ler o livro!


Samy =)

30 comentários:

  1. Não é o tipo de livro que me atrai muito, mas agora fiquei curiosa para saber o motivo por trás do longo sono da personagem... Talvez eu leia um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o que mais me fez querer o livro Lígia! hehehehe
      Fiquei sabendo que terá uma continuação, mas ela é desnecessária para mim. Pararei nesse volume mesmo.

      Excluir
  2. Olá,
    Sempre tive vontade de ler esse livro, parece ser super bacana, mas eu confesso que esperava que você desse uma nota mais alta. Mesmo assim ainda quero ler!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inês, eu li meio que por "obrigação", então não estava muito na vibe sabe? Pode ser que vc goste muito mais que eu gostei! :)

      Excluir
  3. Ual! Só a capa já me chamou atenção. (Não jugue o livro pela capa), as vezes eu jugo.
    Queria ficar sabendo porque ela adormeceu durante todos estes anos.
    Não é um livro que irei adicionar em minha lista de desejos, entretanto posso ler um dia.

    Abraços!!!

    Blog: A Nerdologia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostos e gostos né Gabriel! A capa já não me atraiu muito! Mas fiquei bem curiosa sobre o motivo dela dormir tanto! Isso que me fez dar uma estrela a mais pro livro, pq os personagens mesmo não me conquistaram, em sua maioria!

      Excluir
  4. Acho que o que todos nós queremos saber é: o fez ela dormir por tanto tempo. Será que tem alguma relação com o motivo que levou a Bela adormecer? É um mote interessante, pois leva o leitor ficar curiosos. Resta saber se a autora soube desenvolver a história.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi justamente o que me fez chegar ao fim do livro Nilda! hehehehe
      Mas já te adianto que tem NADA a ver com a estória original!

      Excluir
  5. Estou encantadas!!!! Sou apaixonada por releituras de contos de fada!!!
    Sabe que eu fiz a hora que vi a capa e comecei a ler?
    tirei uma foto do meu cel, pra não esquecer do nome do livro, já quero ele
    <3 <3 <3
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Fernanda, então vc vai AMAR esse! Certeza! hehehehe
      Eu q num curto mto o tema dei 3 estrelas! ;)
      Leia sim!

      Excluir
  6. Oi Samy!
    Eu estava bem dividida e não sabia se leria ou não esse livro.
    Agora depois da tua resenha decidi que não vou lê-lo por enquanto. Não estou em uma vibe para aturar personagens mais ou menos. kkkk

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espera estar menos exigente Jessica! hehehehehe
      Talvez vc consiga gostar! ;)

      Excluir
  7. Cara parece ser muito muito maneiro ! Fiquei mega interessada ! Vou com toda certeza procurar saber
    Beijos
    http://cheireiumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que vc goste Luana! O "mistério" do livro é até interessante!

      Excluir
  8. Olá!
    Gosto muito de ler as resenhas deste blog, sempre são super bem feitas e acabam me dando vontade de conhecer ainda mais sobre a história.
    Neste livro em especial, eu senti uma base de história parecida com a do Capitão América (o meu herói preferido), que viva na época da Segunda Guerra, sofre um acidente e só acorda acorda nos dias de hoje. Contudo, como você disse que Adormecida não é essa coisa toda, acho que não me arriscaria com a história.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cris! Fico muito feliz em saber que vc gosta das resenhas!
      Realmente o fundo lembra do Capitão América mesmo! Bem lembrado! Mas acredito que esse livro fique aquém no quesito enredo! heuheuheuheuheu
      Apesar do q, se vc não estiver num dia mto exigente, vale a pena.... ;)

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Confesso que não costumo ler releituras de contos de fadas, mas geralmente livros assim chama bastante a minha atenção, porque eu gosto de contos de fadas, sabe? Então eu fiquei animada com a sua resenha, mas não sei se leria, porque no momento minha lista de leituras está bem grandinha :c

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é isso de mais livros pra ler do q tempo disponível Larissa! hehehehe
      Mas se vc gosta de conto de fadas, deve gostar desse! Vale a pena colocar na lista, pelo menos! ;)

      Excluir
  10. Nossa, confesso que fiquei bem curiosa para ler o livro, pois amo histórias de fantasias e você disse que tem distopia ainda, creio que gostarei muito do livro. Parabéns pela resenha, está ótima.
    Beijos.
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a distopia não é muito explorada não tá Beatriz! Não vá esperando muito aprofundamento nessa parte, senão vc vai se decepcionar! :-/

      Excluir
  11. Oii, tudo bem?
    Fiquei bem curiosa com o livro, gosto bastante de releituras de contos de fadas e YA e distopias estão entre os gêneros que aprecio!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vale a pena tentar Angélica! Pode ser q vc goste! ;)

      Excluir
  12. Olá amore, bem bacana a sua resenha. Não sabia da existência desse livro e mesmo com uma premissa levemente interessante não me sentir curiosa para ler. Acho que serei uma das pessoas que deverá acontecer um milagre, principalmente por haver continuações.
    Mas mesmo assim, quem sabe não mudo de ideia...
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehehe
      Sei como é Irisvanda! Algumas vezes só animamos ler se o livro cair no nosso colo né? hehehehe

      Excluir
  13. O livro me parece ser bem legal. Acredito que também estou nessa maratona (estou em tantas que nem lembro), e confesso que estou ansiosa pra esse tema, de ler um conto de fadas atual. Já separei algumas escolhas, mas estou procurando algo alá Bela e a Fera. Gostei da resenha. Você escreve bem, tornando a leitura dela fácil e leve.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thai!
      Olha, se vc tá animada com o tema eu até recomendo esse! Não conheço nenhuma releitura de A Bela e a Fera (somente filmes)! Tomara q vc ache! Senão, pode pegar esse aí q ruim não vai ser não! ;)

      Excluir
  14. Bah, a tua resenha é incrível, mas enfim não sei se leria esse livro. Você comentou que ela é meio submissa, e eu prefiro as personagens que pensem por elas mesmas. Quem sabe se eu ganhar esse livro, mas é relativo

    PS: Te marquei na Tag 7 coisa :) https://primaverei.wordpress.com/2015/02/09/tag-7-coisas/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm prefiro as mais independentes Pâmela! A Rose não é uma tapada completa, mas demora um pouco até ela dar um sacode na vida! hehehehehe
      Pode deixar esse no fim da fila! :P

      Obrigada pela indicação! Vou responder em breve! ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...