sábado, 28 de fevereiro de 2015

Resenha: Pandora Controle Sobrenatural, A Queda – Nazarethe Fonseca

Título: A Queda
Autora: Nazarethe Fonseca
Ano de lançamento no Brasil: 2014
Editora: Giz Editorial
Número de páginas: 376

*Livro cedido pela autora para resenha

Sinopse:

Zoe Lessa e outros detetives da agência de Controle Sobrenatural Pandora lutam para manter incógnita a presença do sobrenatural na cidade de Sacramento, reduto de todos os tipos de criaturas. Mas a rotina da agente é quebrada pela chegada de Alex Olivares, veterano colecionador de êxitos. O clima entre eles não é dos melhores, mas juntos, terão que solucionar uma série de suicídios suspeitos e terão que passar por cima das diferenças para salvar a próxima vítima.
Caliel chegou a Sacramento em busca de uma antiga ordem de guerreiros, defensores dos mortais, os Arcanos. O que ele não desconfia é que uma intrincada profecia prediz a queda de um jovem Nefilim, que trará dor e morte sobre tudo e todos. Tentado por anjos caídos e convocado por anjos, Caliel hesita entre a luz e as trevas. Agora a corrida é contra o tempo, a transformação é inevitável, os inimigos são muitos e o cerco está se fechando.

___________________­_____|||______________________

Esse livro foi lido para o Desafio Literário Skoob 2015, na categoria Fantasia!

Para quem não leu aqui no blog, a primeira série da autora Nazarethe Fonseca que comecei a ler foi Alma e Sangue. Nessa saga, considero o primeiro volume bom, mas apenas o suficiente para me fazer querer continuar a saga. Já no segundo volume percebi uma melhora exponencial para o meu gosto, claro – e terminei  OImpério dos Vampiros doida para ler o próximo volume, O Pacto dos Vampiros, que ainda não tive a oportunidade. Quando peguei o primeiro volume dessa nova série para ler, pensei que poderia acontecer o mesmo... encontrar um bom livro, mas não o suficiente para me deixar doida para ler o próximo.
É com grande satisfação que conto aqui que a nova série de Nazarethe Fonseca, Pandora – Controle Sobrenatural, me animou desde o primeiro volume! Me apeguei muito mais à protagonista Zoe que à Kara e a trama também me empolgou muito mais e já explico o porquê.

Marcador do amor! <3

Nesse livro de Nazarethe Fonseca, como na maioria dos livros com criaturas sobrenaturais, os humanos não sabem o que se passa ao redor deles e as criaturas têm que se desdobrar para impedir que eles desconfiem de algo. Mas nem todos os humanos vivem no escuro. Alguns foram escolhidos para ajudar a proteger o mundo dos demônios e anjos caídos e, para isso, receberam alguns dons. Eles compõem a ordem dos arcanos. Outros humanos são os chamados simpatizantes e apenas ajudam no que podem, seja como investigadores ou em serviços burocráticos. Aqui, nefilins, lobisomens, vampiros, demônios, íncubus, anjos e anjos caídos se misturam.

O que mais me animou nesse livro foi que, diferente de outras obras desse tema que já li, esse aqui envolve não só as relações dos seres sobrenaturais entre si e com os humanos, mas também toda uma investigação da ação desses seres no nosso meio, sejam eles mestiços, sejam puros. Sejam desse plano, sejam de outro. Então acompanhamos alguns agentes da Agência de Controle Sobrenatural Pandora em sua luta para se manterem incógnitos e pegar aqueles sobrenaturais que transgridem as leis. Ou seja... é quase um policial sobrenatural!



Um fator que percebi aqui e também percebi no segundo volume de Alma e Sangue foram algumas partes meio confusas. Senti falta de uma maior explicação sobre algumas coisas, como os poderes dos sobrenaturais, principalmente Zoe, que tem capacidades bem diferentes. Além de alguns demônios que aparecem e ficam algumas coisas meio subentendidas. Pode ser pelo fato de ser apenas o primeiro volume da saga, mas fiquei um pouco perdida em alguns momentos.

No início, achei que esse livro também se passava em alguma cidade brasileira – existe uma cidade chamada Sacramento aqui em Minas Gerais – mas depois eu já fiquei em dúvida se é uma cidade que realmente existe ou se foi criada pela autora. Ao fim da leitura a dúvida persistiu.

Uma particularidade que percebi desde o início da obra e gostei muito foram as linhas saltadas entre parágrafos. Acho que isso dá uma fluidez maior à escrita. Não é muito comum encontrar  livros nesse modelo e não me lembro de nenhum no momento, mas eu gostei bastante. Dá uma sensação agradável não ver o texto corrido, principalmente porque as páginas são amarelas, o que já ajuda! Além disso ficou muito bonita a arte no interior do livro, no início de cada capítulo, combinando com a capa.



 
Porém, fiquei surpresa por encontrar vários erros de revisão na obra. Até onde me lembro o trabalho de revisão da Editora Aleph – editora que publicou os outros livros da autora – foi bem satisfatório e os erros não foram frequentes a ponto de me fazer perceber. Mas o trabalho da Giz Editorial não seguiu o padrão. Nunca havia lido um título da editora, mas ela tem vários que me interessam e fiquei chateada em saber que o trabalho de revisão está deixando a desejar.

Resumindo... amei a obra, mal posso esperar pela continuação e recomendo!!



Samy =)

42 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Puxa, adorei esses livros! *-* Adoro fantasia e, ultimamente, tenho lido algumas histórias bem ruins do gênero. Esse enredo totalmente me cativou e me chamou atenção, por ser um pouco mais diferente e fugir do clichê encontrado comumente. Com certeza, vou procurá-lo! Como sempre, a resenha estava ótima! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei isso Nina! Achei que a trama fugiu bem no clichê com essa parte policial no meio! Valeu muito a pena a leitura! ;)
      :***

      Excluir
  2. Oláá
    Nossa, que capa linda e adorei o tema do livro, deve ser muito interessante, nunca havia ouvido falar antes do livro, ótima resenha.

    Beijos
    Reality Of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Catharina!
      Realmente o trabalho gráfico da Giz Editorial ficou excelente! Estou doida pela continuação!
      :*

      Excluir
  3. Oi Samy !
    Eu amo romances sobrenaturais e apesar desse livro não focar muito no romance acho que vou gostar muito :) Não sei se essa mistura de raças envolvendo nefilins, demônios, íncubus e anjos vai dar certo, mas estou afim de pagar pra ver ;)
    Abraços
    Dezenove Primaveras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade ele foca um pouco sim Carolina! Não é o principal do livro mas é o fator desencadeador de muitas partes importantes! Acho que você vai curtir! ;)

      Excluir
  4. Adorei o designer do livro,achei lindo, e a capa é bonita, mas não sei se a história eu leria, pra ser sincera ! Mas quem sabe um dia ?
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a capa é linda Luana! Ajuda a deixar a estante bonita! hehehe

      Excluir
  5. Oii, tudo bem?
    Nossa, quero esse livro!
    Amo histórias com seres sobrenaturais e sua empolgação me animou!!
    A diagramação está linda!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Angélica! Não vai se arrepender! Já estou doida para ler a continuação! :D
      Os personagens foram muito bem desenvolvidos no livro!
      :*

      Excluir
  6. Sabe aquele Blog que você encontra e se apaixona?
    Bem, foi assim quando me deparei com o teu!
    Ah, que encanto de layout, suas resenhas maravilhosas,livros fascinantes!
    Parabéns! Ganhou uma seguidora e fã
    Te aguardo em http://byshirleyaraujo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shirley, você não sabe como me deixa feliz com seu comentário! <3
      Muito obrigada!!
      :***

      Excluir
  7. Oi, eu preciso desse livro. Amei a capa, e já ouvir falar desta autora. Tenho muita vontade de ler as obras dela. E gostei desse... livros sobrenaturais, sempre tem mistério gostoso. Quero me aventurar nesse.

    Beijos!

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito da série Alma e Sangue, que preciso terminar! Mas esse aí, Pandora, já me ganhou desde o primeiro volume!! Aventure-se e delicie-se! ;)
      :**

      Excluir
  8. Os humanos não sabem o que se passa ao redor deles na vida real também, parece clichê, mas é bem sério... :(
    Adorei a indicação do livro, não conhecia, mas vou providenciar a leitura!
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ponto que você tocou é realmente importante Lilian! Dizem que a ignorância é uma bênção, mas nem sempre, né?
      Que bom que gostou da indicação! Vou ficar aguardando sua opinião sobre a obra! ;)

      Excluir
  9. Oi Sammy, tudo bom?
    Eu não conhecia esse livro, mas adorei a capa e o trabalho da Giz Editorial ficou simplesmente encantador >3< Adorei suas fotos, o livro parece ser muito bom por conta dos seres sobrenaturais, mas também o lado de investigação! Outra coisa, ele parece trazer para o leitor na pele o mistério dos fatos ocorridos e isso é bem bacana em obras literárias :) Outro ponto positivo para eu ler é a localidade, adoro livros que tem um cenário aqui no Brasil ♥ Adorei sua resenha ;)
    Beijos,
    Luan || http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha Luan! ;)
      Espero muito que também passe ótimos momentos com a obra de Nazarethe Fonseca! Eu queria até tirar essa dúvida da localização com a autora. Se realmente é aqui no Brasil ou não!
      :**

      Excluir
  10. Gente, como eu ainda não conhecia esse livro? Adorei!!!! Amo fantasias e fiquei muito interessada, ótima indicação e resenha! Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro relativamente novo Samantha! Foi lançado ano passado, talvez por isso você ainda não conhecia! Mas vale a pena conhecer viu??
      :***

      Excluir
  11. Oi, tudo bem?
    Acredita que acho que nunca li nada da Giz? Mas tenho curiosidade porque eles possuem títulos ótimos. Bom, eu não sou muito de ler livros com temáticas sobrenaturais e confesso que mesmo gostando da premissa, eu ainda não fiquei tão tentada a ler, mais ainda por saber que tem algumas partes meio confusas :c Mas talvez eu compraria só pela capa linda e esse marcador é muito amor mesmo *o*

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até esse livro eu também nunca tinha lido Larissa, mas gostei muito! Eles têm vários títulos que me interessam e esse foi um ótimo ponto de partida! Marcador é coisa do coração né?? <3
      :***

      Excluir
  12. Espero que a editora corrija estes erros em uma próxima edição. Mas o trabalho gráfico deles dentro deu para ver que foi caprichado. Eu não conhecia o livro, mas achei interessante o enredo. Vou dar uma olhada neste série para conhecer um pouco mais.
    Bjs, ROse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também espero muito Rose, porque o trabalho gráfico ficou impecável, para pecarem justo na revisão, não dá né? Mas tirando isso, o trabalho da editora foi excelente! ;)

      Excluir
  13. Oi, não conhecia esse livro, mas adorei!! *.*
    Sua resenha e a sua empolgação estimulam a qualquer um a procurar saber mais sobre a historia haha

    Beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Mayara!! O livro é realmente muito bom! ;)
      :***

      Excluir
  14. Olá flor, fico feliz que tenha gostado do livro. A capa e a diagramação está maravilhosa, mas no momento não fiquei com vontade de ler. Quem sabe mudo esta minha opinião.
    Gostei da resenha, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe mais pra frente não te desperte a curiosidade né? ;)
      :*

      Excluir
  15. Pelo o que eu leio de resenhas falando dos livros de fantasia brasileiros eles não deixam nada a desejar em relação ao estrangeiros. E sua resenha confirma isso. Parece ser bom o livro da Nazarethe Fonseca. Espero poder ler me breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem um pouco a desejar Nilda e estou ficando cada vez mais feliz com isso! As pessoas só precisam deixar o preconceito de lado e dar uma chance aos nacionais! :D
      :**

      Excluir
  16. Oi Sammy,
    Não conhecia o livro ainda, mas a resenha despertou meu interesse.
    essa temática muito me encanta.
    Adorei o trabalho gráfico do livro, ficou belissimo!
    Beijos
    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou lindo mesmo, Kris!
      Espero que você também goste do livro! ;)
      :**

      Excluir
  17. Oi, Samy!
    No início fiquei empolgada pra ler porque finalmente pareci ter encontrado um livro de fantasia sobrenatural onde não há foco no amor entre uma criatura e um ser humano. Depois você falou da confusão e dúvidas que a autora deixa e dei um passo atrás. Também fiquei decepcionada agora em saber que a Giz não tem tanta atenção na revisão, pensei que a editora fosse mais cuidadosa ):
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me decepcionei um pouco com essa parte da revisão Celly! Acredito que essa parte confusa possa ser revertida nos próximos volumes, é o que espero! Mas ainda assim valeu muito a pena a leitura! ;)
      :***

      Excluir
  18. Confesso que não leio muitos livros assim, mas fiquei interessada. Quase um policial sobrenatural me deixou realmente interessada.

    Café com Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei bem diferente dos sobrenaturais que estou acostumada Andreza! Espero que goste! ;)

      Excluir
  19. Oi, Samy! Estou fugindo de livros sobrenaturais por enquanto, mas esse parece ser muito legal. Pela sua resenha, dá para ver que é bom haha Uma pena os pontos negativos que você apontou, como o fato de faltar algumas explicações e os erros de revisão, mas pelo que percebi os pontos positivos superam os negativos. Anotei a dica =) Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehehe
      Te entendo Camila! Também estou correndo de livros com protagonistas adolescentes atualmente! hehehe
      E certamente houveram pontos negativos, mas fico feliz em salientar que os positivos realmente superaram os negativos! ;)
      :**

      Excluir
  20. AMO livros sobrenaturais, e fiquei super interessada! Sem falar que a capa é linda né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro Van e esse não decepcionou! ;)

      Excluir
  21. Oie
    Não sei se leria esse livro não... Estou focada em outros gêneros no momento.
    E os pontos negativos que vc apontou me desanimaram...
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como isso! Quando não estamos na vibe de algum gênero nem adianta insistir! :-/

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...