quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Resenha: O Menino da Mala – Lene Kaaberbøl e Agnete Friis


Título: O Menino da Mala
Título original: The Boy in the Suitcase
Autoras: Lene Kaaberbøl e Agnete Friis
Ano de lançamento: 2011
Ano de lançamento no Brasil: 2013
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 256


Sinopse:

“Você adora salvar as pessoas, não é? Bem, aqui está a sua chance.” Mesmo sem entender o que sua amiga Karin quer dizer com isso, Nina atende seu pedido e vai até a estação ferroviária de Copenhague buscar uma mala no guarda-volumes. Dentro, encontra um menino de 3 anos nu e dopado, mas vivo.
Chocada, Nina mal tem tempo de pensar no que fazer, pois um brutamontes furioso aparece atrás do garoto. Será que ela está diante de um caso de tráfico de crianças? Sem saber se deve confiar na polícia, ela foge com o menino e vai à procura de Karin, a única que pode esclarecer aquele absurdo. Quando descobre que a amiga foi brutalmente assassinada, Nina se dá conta de que sua vida está ameaçada e que o garoto também precisa ser salvo. Mas, para isso, é necessário descobrir quem ele é, de onde veio e por que está sendo caçado.

___________________­_____|||______________________

Esse livro eu comprei totalmente por impulso em uma promoção. Não sabia nada sobre ele, além da capa e parte da sinopse. Pois é, parte da sinopse porque nunca leio a sinopse inteira em livros policiais e nunca me arrependo, já que sempre tem spoilers. Sério, quando eles vão começar a fazer sinopses sem spoilers?! Enfim. Como eu disse, a primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi a capa maravilhosa! Sou encantada por ela. Por dentro o livro não tem nada demais na diagramação, mas também não encontrei erros de revisão e tem as queridas folhas amareladas. Bom ponto para a Arqueiro. 

Aliás, já que o livro estava aqui na fila, foi lido para o DL do Tigre, na categoria Livro escrito por uma mulher. Nada melhor então que um escrito por duas mulheres, certo?? ;)



Algo que também chamou muito minha atenção antes de comprar o livro foi a frase na contra-capa. “Os fãs de Stieg Larsson irão adorar. Nina Borg é uma versão ainda mais atraente de Lisbeth Salander [...]”. Bom, como uma fã de carteirinha de Stieg Larsson e de sua maravilhosa personagem Lisbeth, quis pagar para ver! Confesso que não confiei muito nesse “mais atraente que Lisbeth Salander” porque a Nina precisaria ser uma personagem incrivelmente bem construída para bater a Salander, uma das personagens mais complexas que já tive o prazer de ler! E realmente o que eu previa aconteceu. Nina não chegou perto de Lisbeth.

O livro é narrado em terceira pessoa sob vários pontos de vista. Temos quatro "blocos" de personagens sem nenhuma relação aparente uns com os outros.

Nina é uma enfermeira dinamarquesa que ajuda imigrantes ilegais a sobreviverem. Casada, dois filhos e trabalha mais do que o marido acha conveniente. Jucas e Barbara são noivos e sonham em deixar a capital da Lituânia para trás e viver em uma nova terra, a Cracóvia, na Polônia. Sigita é mãe de Mikas e uma pessoa solitária desde que se separou do marido. Por fim temos Jan, um milionário casado com Anne e passando por problemas conjugais. Pensando bem, passando por muito mais do que problemas conjugais.
 


O início do livro tem a apresentação de cada grupo de personagens e sua vida. Confesso que achei o capítulo de apresentação de cada um meio tedioso, mas passou rápido e depois a estória engrena em um ritmo muito bom que não nos deixa largar.

Os personagens foram muito bem construídos e consegui me apegar relativamente bem à maioria, mas minha sensação é que eles poderiam ter sido mais aprofundados. Foram bons, mas poderiam ter sido bem melhores. Como eu disse lá em cima, comprar Nina Borg com Lisbeth Salander é uma injustiça com as autoras Lene Kaaberbøl e Agnete Friis, porque por mais que sua personagem seja boa, cria uma expectativa nos leitores que não se concretiza. Aliás, acho que senti mais admiração por Sigita que por Nina. Então esqueçam a parte da comparação com Stieg Larsson e vão sem preconceitos!



A parte policial é boa e realmente me prendeu a atenção, tanto que li o livro rapidamente e era bem difícil parar para ir dormir. Mas as partes que envolviam Jucas e Barbara eram meio tediosas e minhas favoritas eram as da Sigita e da própria Nina. O que eu lembrei enquanto lia o livro foi uma frase do Shrek, o ogro da animação da Dreamworks. Ele diz que os ogros são como as cebolas, pois ambos têm camadas. Foi exatamente isso que senti com O Menino da Mala. É um livro com camadas. Você é acha que é algo mais simples, mas vão surgindo mais coisas e no fim é muito mais complexo do que você imaginou a princípio!

Apesar de ter me envolvido completamente e ter alcançado um nível de complexidade de enredo muito maior do que eu imaginei, não chegou a ser um policial bom como os de Harlan Coben ou do meu querido Conan Doyle. Não sei dizer exatamente o que faltou, mas não se tornou um dos queridinhos. Mesmo assim ele me interessou o suficiente para continuar e pretendo ler outros livros com a Nina como protagonista.

No fim das contas, eu recomendo!


Samy =)

30 comentários:

  1. Quero ler! No começo eu tinha cogitado ler esse livro para ser meu representante da Dinamarca no Volta ao mundo em 80 livros, mas acabei lendo outro. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou justamente usar ele para o Volta ao Mundo! hahahahahaha
      Tou precisando diversificar issaê! Esse ano vou fazer isso! :D
      Mês q vem vou comprar o Hibisco Roxo! \o/

      Excluir
  2. Eu queria ler esse livro por causa da capa e por ser de um país diferente, mas nem sabia que era policial! Leio pouco do gênero, mas gosto bastante. Bom, vou deixar a trilogia Millenium como prioridade (que não li até agora só porque são três livros compridos, hahaha) e deixar O menino da mala para um futuro distante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente dê prioridade a Millenium e pare de enrolar!!!!!! Ele vale muito a pena! Mas vale a pena deixar O Menino da Mala na lista. Ele é bem interessante.
      Essa capa <3

      Excluir
  3. Eu li esse livro e amei, primeiro que me surpreendeu, pois criei uma expectativa e era outra coisa, isso é bom. Achei que estava na medida, uma leitura interessante para uma tarde.
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostei muito!! Só dei 3 estrelas porque sou meio chata com policiais e essa comparação que fizeram com a Lisbeth Salander acabou criando uma expectativa não correspondida! :(

      Excluir
  4. To querendo ler ele, mas aqui na minha cidade eu não acho em lugar nenhum. To sofrendo.

    Beijos, Ahri.
    http://dois-players.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sofra Ahri! Eu comprei em uma promoção no submarino, corre lá! ;)
      :**

      Excluir
  5. Não conhecia esse livro, mas gosto muito de romances policiais. Sua resenha está muito boa, mas não me chamou muito a atenção para ele. Não gosto quando se mistura muito as historias sabe? Tipo varios personagens ao mesmo tempo como vc relatou, eu meio que me perco

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei! O início desse livro faz a gente se perder um pouco mesmo. Mas acaba que depois a gente acostuma!
      Não foi dos meus policiais favoritos não, mas foi ótimo para passar o tempo! ;)
      :**

      Excluir
  6. Acho essa capa fantástica e a sinopse então! Mesmo que você tenha dado 3 estrelas, acho que é uma ótima leitura.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo mesmo essa capa! <3
      Está entre minhas favoritas da minha estante!
      Eu dei 3 estrelas mais por uma expectativa não correspondida, mas é uma leitura excelente sim! Pode ler sem medo! :D

      Excluir
  7. Oie Sammy, tudo bem?
    MEU DEUS DO CÉU, OLHA A CAPA DESSE LIVRO, IN LOVEEEEEEEE. Já conhecia o livro, mas ainda não parei para saber o que realmente apresentava na narrativa dele! Adorei saber que ele tem algumas partes policias, adoro esse gênero! Apesar de não ser lááá aquele policial, eu fiquei extremamente encantado e espero ler brevemente ♥
    Beijos,
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa desse livro é realmente maravilhosa Luan!! E foi exatamente ela que primeiro me chamou atenção! Não me arrependi da compra por impulso! ;)
      Vale a pena a leitura!
      :**

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu sou apaixonada pela capa desse livro e a premissa dele é muito interessante, então confesso que tenho bastante curiosidade em ler mesmo não sendo do meu gênero favorito. É uma pena o livro ter prometido uma coisa na capa e não alcançar a mesma, né? Gostei bastante de saber que é narrado por vários pontos de vista, adoro livros assim, porque entendo melhor a história e o que está acontecendo com os personagens, mas achei estranho esses personagens não terem uma relação aparente :c Enfim, gostei bastante da resenha e espero um dia ler esse livro o/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que eu esperava mais dele, sabe? Mas não me arrependi da leitura em momento nenhum e o final realmente nos prende de uma forma incrível!!
      Espero também que você tenha oportunidade de ler em breve! ;)
      :***

      Excluir
  9. Eu não tinha me interessado neste livro, foi só quando soube do lançamento do segundo, que agora esqueci o nome, que me interessei em conhecer melhor do que se tratava.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Morte Invisível Rose! Que se passa em um antigo hospital militar soviético né? Estou curiosíssima também!!
      Doida para o meu tempo de "abstinência de compras" passar e eu poder comprar! :D

      Excluir
  10. Oie
    Não conhecia o livro, mas ele não me atraiu muito não.
    Tipo, até achei legal a história, mas não colocaria nas minhas próximas leituras.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que peninha! :(
      Mas quem sabe um dia né? ;)

      Excluir
  11. Oie, Samy!
    É da Arqueiro, sem arrependimentos e decepções. Já havia comentado com você no Instagram sobre ele e mantenho minha opinião: essa capa é absurdamente apaixonante. Não sou fã do Larsson, mas talvez me torne dessas duas autoras. Estou me tornando mais íntima do gênero policial e talvez acabe lendo esse aí. Recomendo a você o John Verdon também! Adorei a sua resenha.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi mesmo falar do John Verdon e tenho muita curiosidade em ler algo dele! Vou tentar fazer isso o mais breve possivel! ;)
      Obrigada pela indicação!
      :*

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?
    Este livro me interessa muito, inclusive já se encontra em minha lista.
    Adoro o gênero policial, e este livro me parece muito bacana.
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Policial também é dos meus gêneros favoritos e dos que mais leio! Adoro mesmo! Mas sou péssima para descobrir as coisas, quando tem algum mistério envolvido! hahahaha

      Excluir
  13. Oii, tudo bem?
    Achei a premissa do livro bem interessante, e essa capa é linda!
    Mas no momento acho que eu não leria ele...estou numa fase mais fantasia...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já estou numa fase policial! Hehehehe
      Mas estou com 3 de fantasia aqui para ler para breve, então irei mudar de gênero por um tempo! ;)

      Excluir
  14. Já tinha visto uma resenha, acho eu, neste livro, e só pela capa e pela sinopse interessei-me logo! Embora não goste muito de ler um livro com histórias variadas pelo meio, pode ser que um dia lhe dê uma oportunidade. Beijinhos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acaba que são estórias variadas mas que se relacionam! Quem sabe assim você não anima?? ;)
      :**

      Excluir
  15. Olá, tudo bem? Eu adoro histórias policiais e por isso o lviro atraiu a minha atenção! Eu gostei muito da capa!! Fico triste em saber que tem partes entediantes, isso realmente tira o ritmo da leitura.

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas essas partes são poucas Mari, então pode pegar sem medo! ;)
      :**

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...